Acredito que você nunca deve ter parado para observar os rótulos dos cosméticos que usa diariamente. Normalmente não entendemos o significado daqueles nomes compridos e esquisitos, só quem realmente está por dentro do assunto. Folheando uma edição de revista feminina, que tenho em casa, achei uma matéria bem interessante falando sobre isso e gostaria de compartilhar com vocês.
Uma substância presente na fórmula de um simples shampoo, por exemplo, pode desencadear câncer de mama em pessoas que tem predisposição à doença. Esse ingrediente é chamado de Parabenos, nome dado a um conservante que pode ser encontrado em shampoos, condicionadores e desodorantes. É seguro se usado numa quantidade de até 25%, ainda bem que ele aparece nos cosméticos em nível de 0,01% a 0,3%.
A espuma dos shampoos e loções tensoativas só existe graças ao Lauril (sulfato de sódio), porém, se usados todos os dias ele pode danificar os cabelos deixando-os opacos e enfraquecidos.
As tinturas de cabelo e maquiagem escuras possuem um forte corante de nome Parafenilenodiamina que pode causar dermatites de contato e sensibilização da pele e dos olhos. Na Alemanha o uso dessa substancia foi proibido. E na Europa as empresas de cosméticos substituíram pelo diaminotolueno, que é menos agressivo para o couro cabeludo.
O Formaldeído (derivado do formol) e Tolueno (conservante) são encontrados nos esmaltes. Podem causar coceira, escamação e vermelhidão, além de ressecamento nas unhas.
A Amônia é a mais conhecida dessas substâncias. Presente nas tinturas de cabelos é responsável por abrir as cutículas dos fios para fixar as novas colorações. Podem causar irritações nas vias aéreas e queimaduras leves no couro cabeludo.
Informação nunca é demais, é bom a gente ficar sabendo de coisas desse tipo. Quando encontrar matérias assim nas revistas, publico aqui para compartilhar com vocês :)
Beijo ;*
Nenhum comentário:
Postar um comentário