13 de outubro de 2011

Trate criança como criança


É isso mesmo que você está lendo no título! Aproveitando a semana do feriado do dia das crianças vim trazer uma reflexão em homenagem aos pequenos.  Criança é sinônimo de alegria, energia, aprendizado, inocência, e tantas outras palavras que podemos caracterizá-las. O que mais me chama atenção nos dias atuais é estão perdendo de viver, falar, brincar, ter pensamentos, se vestir e comer como crianças, ou seja, estão perdendo de aproveitar essa fase como realmente deveriam. A culpa não é delas, óbvio! E sim dos pais, pois são eles são os responsáveis pelos hábitos de seus filhos, da mídia ou da sociedade como todo.  

Como sabemos o mercado de trabalho está mais competitivo, mais exigente e com isso a cobrança com os estudos começam cedo. Além da escola, tem um curso de inglês, um de informática, aula de música, sem contar com as aulas de natação, futebol ou balé. E algumas ainda têm aulas extras, de reforço, para aquelas disciplinas que não estão indo muito bem na escola. Ao invés de brincar tem que estudar. Isso esta certo, mas acredito que deve haver um tempo para cada momento não só pra estudar e cumprir com as obrigações. Mas toda criança tem que ter tempo e tem o direito de ser criança. Tempo pra brincar, ver desenho, assistir filme, correr, andar de patins, ou bicicleta, pular, comer besteira, enfim. Chegando a vida adulta a história é bem diferente, o que não vem ao caso agora.

É mais fácil ver uma menina usando maquiagem, salto, indo pra um salão de beleza alisar ou pintar os cabelos, fazer as unhas, do que vê brincando de boneca com amiguinhas na rua, por exemplo. A preocupação com a aparência, imposta muitas vezes pelos pais ou pela mídia, obriga a menina a antecipar sua maturidade. Meninas querendo ser mulheres tão cedo. Outro dia vi uma reportagem na TV, em que a mãe levava as filhas pequenas pra fazer massagem relaxante e tirar o estresse do dia a dia, e com isso ela percebeu que as meninas ficavam mais calmas. E sem comentar de um vídeo que assisti no Youtube de outra menina chorando desesperadamente porque tinha o cabelo cacheado e queria alisar. E quanto aos meninos... no mesmo site de vídeos, tinha uns gêmeos que ensinava qualquer um a dançar funk, fiquei impressionada.

E com toda essa modernidade e tecnologia, é incrível como as crianças absorvem e lidam tão bem e, ate melhor do que alguns adultos, com aparelhos celulares e computadores. Muitas já nascem estampadas nos perfis dos sites de relacionamento. O pessoal da década de 80 e 90 mal sabia o que vinha a ser Internet. Logicamente que isso também interfere no comportamento e cotidiano das crianças de hoje em comparação com as de antigamente.


Apesar de tudo isso, não vamos deixar que as crianças de hoje percam de viver a sua infância como realmente devem. Vamos tratar as crianças como Crianças e não como pequenos adultos.