27 de outubro de 2011

Em favor do nosso português


Uma ‘campanha’ espalhada pelas redes sociais gera polêmica, chega a ser engraçada, mas ao mesmo tempo causa reflexão. É a campanha em favor do nosso português. Até que ponto podemos relevar os erros de algo exposto na internet? Falo apenas dos erros ortográficos. Não há dúvidas de que nessa era digital as pessoas estão escrevendo mais, e de certa forma, possuem uma maior liberdade para expor opiniões a cerca de qualquer assunto, isso inclui as críticas, elogios, sugestões e questão de preferências. E os problemas dos erros com o português podem ser reflexo de vários motivos. Entre eles simples falta de atenção, esquecimento, ou por não saber mesmo, pois na internet podemos encontrar pessoas de diferentes lugares, nível de escolaridade ou social. No entanto há aqueles (as) que não têm ou tiveram acesso a uma boa educação e existem os que têm oportunidades, mas mesmo assim, por algum motivo, escrevem errado.

Não sei se já aconteceu com vocês, mas confesso que de tanto ler informações via internet, e ter visto alguns erros publicados naturalmente, na hora que vou escrever/digitar determinada palavra até me confundo, se devo usar ‘s’, ‘ss’, ‘ç’, ‘z’... e na dúvida sempre consulto um dicionário.


Pequenos erros nas frases ou textos, que por ventura, viermos a divulgar na Web, através dos sites de relacionamentos, podem parecer bobos. Porém, atualmente parte das empresas solicitam ou até mesmo exigem que interessados a vagas de emprego/estágio coloquem nos currículos os links dos perfis que usam no Twitter, Facebook e Orkut, como forma de conhecer um pouco mais sobre os candidatos. E as observações feitas nos sites podem interferir no processo de avaliação e seleção para o ingresso no mercado de trabalho. Por isso que o melhor é prevenir para evitarmos ao máximo os erros, especialmente, com o nosso português.
Encontrei uma matéria ótima do site do G1 que trata sobre esse assunto, confiram! http://lc4.in/tLw

Outro cuidado que devemos ter é em relação às abreviações. Em meio a uma conversa informal no MSN com amigos e parentes até podemos abusar disso, contanto que a outra pessoa entenda, não é verdade?! Mas quando se trata de um e-mail para a turma da faculdade, um professor, médico, empresário, ou até para reclamar de um produto de uma loja, o mais conveniente é optarmos pela linguagem formal. Em resumo, o modo que você vai escrever depende da pessoa pela qual você irá se dirigir. Vale lembrar que isso é fundamental, não só para quando estivermos na internet.

Logo abaixo está uma lista com os erros mais comuns encontrados na internet. 

Beijo ;*



Concerteza
O certo é “com certeza”.  É incrível como as pessoas insistem em escrever “concerteza”, tudo junto. São duas palavras, formando uma expressão que significa “sem dúvidas”, “certamente”, “é claro”, “é lógico”.


Agente


O certo é “a gente”. Quando possui função de pronome, substituindo de modo informal a palavra “nós”, o certo é escrever as palavras separadamente. Lembrando que a conjugação do verbo é na 3ª pessoa do singular.


Excessão


O certo é “exceção”. A palavra “excessão”, apesar de bastante difundida por aí, não existe.


À partir, apartir


O certo é “a partir”, pois não se usa crase antes de verbo. E são duas palavras.

Menas
O certo é “menos”. Trata-se de um advérbio de intensidade, portanto é invariável.

Meio-dia e meio

O certo é “meio-dia e meia [hora]“.


Por causa que


Escreva simplesmente “porque”, quando for relatar uma causa.


Quiz


Em se tratando do verbo querer, o certo é “quis”. Não só na Internet, mas também em muitas placas nas ruas, vemos escrito “quiz”.


Derrepente


O certo é “de repente”. São duas palavras, significando “inesperadamente”, “de forma brusca”, “do nada

Nenhum comentário:

Postar um comentário